sábado, 12 de outubro de 2019

Ponto de Equilíbrio Contábil e Margem de Contribuição, para que servem?




Você tem na sua rotina administrativa/contábil o acompanhamento do Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição, para que seu negócio não apure prejuízos?


É por ele, que é possível simular cenários de vendas, projetando os resultados considerando os diversos aspectos do mercado e concorrência.
Podemos citar que  o Ponto de Equilíbrio (PE) mostra se  a empresa está produzindo e vendendo a quantidade de produtos suficientes para cobrir os custos e despesas totais e ainda obter seu lucro.
 É importante que toda empresa independente do seu porte e ramo de atividade, utilize esta análise nas projeções de vendas para minimizar possíveis prejuízos. É analisando o ponto de equilíbrio de suas operações é que o gestor terá a informação em que momento começa seu lucro na atividade e assim terá como planejar e evitar situações indesejáveis no seu resultado.

Calcular o ponto de equilíbrio

Provavelmente o software operacional de gestão que sua empresa possui, contém relatórios que expressam as informações sem que seja necessário "fazer contas", porém o gestor precisa saber interpretar as informações, saber  o conceito dos dados e de onde surgiram e assim ter uma análise crítica e implementar as ações necessárias. O programa da empresa pode ser ótimo, terem diversas opções de relatórios, porém se o gestor não conseguir utilizar a ferramenta corretamente, não terá eficácia nas suas ações.


 No exemplo postado, considerando os custos, despesas e preço de venda citados, uma empresa que vende seu produto por R$ 20,00 a unidade, teria que vender 7500 unidades para não ocorrer lucros e nem prejuízo, ou seja, nesta situação, cabe ao gestor avaliar a possibilidade de reajustar seu preço de venda ou reduzir os custos.













Nas próximas postagens acordaremos, sobre Custos e Despesas e Ponto de Equilíbrio Econômico e Financeiro.


Até lá!!
Fonte: Administração Financeira e Orçamentária, MASAKAZU HOJI, 10ª Edição.








Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário